Tanzgruppe Maiblume- Três de Maio/RS

Tanzgruppe Maiblume- Três de Maio/RS

DSC_0977a DSC_0991a DSC_1005a

GRUPO DE DANÇAS “TANZGRUPPE MAIBLUME” –  TRÊS DE MAIO – RS

Em 05 de Agosto de 2009 foi fundada a “Associação Cultural Alemã de Três de Maio”, uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Três de Maio com o objetivo de preservar a identidade cultural dos imigrantes alemãs.

Já em 07 de março de 2010 iniciou suas atividades um grupo de danças folclóricas. Para homenagear a localidade de “Flor de Maio”, onde os primeiros imigrantes se instalaram nesta Região, deu-se o nome de “Tanzgruppe Maiblume” (Grupo de Danças Flor de Maio). O Grupo visa cultivar e divulgar o folclore para manter viva a tradição e a identidade cultural de seus integrantes com um repertório composto exclusivamente de danças do folclore alemão.

Com a dança objetiva resgatar, preservar e consolidar as culturas locais e regionais, urbanas e rurais, baseadas nos usos e costumes, identificados por suas características sul-rio-grandenses, decorrentes da distribuição da etnia na formação histórica da sociedade do Rio Grande do Sul.

O grupo participa de diversos eventos folclóricos locais e regionais. Da mesma forma, desde sua criação promove eventos folclóricos, onde são apresentadas as danças preparadas naquele ano, com a participação de grupos convidados de outras localidades. Há uma grande interação de gerações com grupos formados por jovens, outros mistos e alguns exclusivamente por pessoas da melhor idade. São momentos de descontração e de celebração da cultura. Para uma melhor integração com os grupos da Região Norte do RS, filiou-se à Associação Regional, com sede em Panambi. Anualmente envia representantes ao repasse de danças que acontece no “Lar da Juventude” (Associação Cultural de Gramado) com a presença de instrutores da Alemanha.

Atualmente é composto por mais de 12 casais de dançarinos e veste traje de época de Pilsen – Böhmen. O primeiro traje era originário de “Waidhofen”, uma das mais belas cidades do sul da Áustria, conhecida pelos festivais de música.

curta no facebook