Grupo Immer Lustig Santa Rosa- Santa Rosa/RS

Grupo Immer Lustig Santa Rosa- Santa Rosa/RS
Adulto

Adulto

Juvenil

Juvenil

Infantil

Infantil

Mirim

Mirim

HISTÓRICO DO GRUPO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris e a Oktoberfest com o intuito de buscar maior integração com a comunidade fundaram no ano 2000 o Grupo de Dança Folclórica Alemã, o qual contava com 13 pares.

Após dois anos de intenso trabalho o grupo conquistou o seu espaço e mais alunos foram envolvidos criando assim a Categoria Mirim com 8 pares. Neste momento formou-se a categoria Juvenil com 9 pares formados pelo grupo de ex-alunos concluintes do Ensino Fundamental e demais jovens da Comunidade.

Com o intuito de despertar precocemente o interesse pela Dança Folclórica Alemã nos anos de 2004 e 2005 foram criadas as Categorias Mirim com 8 pares formados por alunos das 3ª e 4ª séries, e Categoria Pré-Mirim composta por alunos de 5 a 7 anos.

Idealizado na Comunidade do Bairro Central de Santa Rosa nas Vilas Beatriz/Oliveira, o Grupo de Dança Folclórica “IMMER LUSTIG” nasceu na 4ª Edição da Oktoberfest e atualmente é composto de quatro Categorias (Mirim, Infantil, Juvenil e adulto) com 94 bailarinos que abrilhantam e representa a cidade de Santa Rosa em eventos dentro e fora do país.

Filiado à Associação dos Grupos de Dança Folclórica Alemã do Planalto Médio e Alto Uruguai/ RS, que por sua vez é filiada a associação cultural Casa da Juventude de Gramado/RS, instituição estatutária que trás professores da Alemanha para repassar as Coreografias e Histórico de Danças, bem como orientação sobre Trajes Folclóricos, o Grupo apresenta espetáculos de pura beleza e cultura.

O Grupo de Dança Folclórica Alemã “Immer Lustig” desde a sua criação faz uso de trajes folclóricos que retratam a vestimenta do dia-a-dia dos camponeses alemães, os quais possuem traços de regiões específicas da Alemanha, confeccionados com base em pesquisas bibliográficas.

São 15 anos de atividades culturais com o objetivo de resgatar hábitos e costumes alemães trazidos pelos antepassados, cultivando a música e a dança folclórica como expressão da cultura do povo germânico. O “IMMER LUSTIG”, como é conhecido pelos santarosenses, recebeu este nome típico no ano de 2005 que significa “SEMPRE ALEGRE”, traço herdado dos imigrantes que aqui fixaram suas raízes.

curta no facebook