Grupo F. Cultivo do Passado- Lagoa dos Três Cantos/RS

Grupo F. Cultivo do Passado- Lagoa dos Três Cantos/RS

O Grupo Folclórico Cultivo do Passado de Lagoa dos Três Cantos- RS, fundado em 12 de junho de 1982, partindo de uma reunião entre direção, professores, pais e alunos da Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier, com a finalidade de honrar a cultura e envolver a comunidade, principalmente crianças e jovens em lazer sadio valorizando a origem dos ancestrais em seus costumes e raízes. Desde então visamos proporcionar uma diversão sadia aos seus componentes e a formação do senso de responsabilidade e companheirismo.

Atualmente possui a categoria infantil, infanto-juvenil e oficial. Os ensaios acontecem aos domingos nas dependências do Clube da Sociedade Recreativa Sempre Unidos de Lagoa dos Três Cantos.

Todos os anos o Grupo Folclórico Cultivo do Passado de Lagoa dos Três Cantos atualiza e aperfeiçoa seu repertorio de danças na Casa da Juventude em Gramado, entidade a qual o grupo é sócio filiado, através de cursos ministrados por professores vindos da Alemanha. Também os coordenadores participam a cada ano do repasse de danças folclóricas alemãs da Associação Regional de Grupos Folclóricos, cursos esses ministrados na cidade de Panambi- RS.

Desde sua fundação o Grupo Folclórico Cultivo do Passado de Lagoa dos Três Cantos já realizou apresentações em diversos lugares do Brasil e internacionalmente, sempre primando por levar a todos os lugares onde vai, muita alegria, através das danças alemãs.

Desde sua fundação e cultivo as tradições o grupo adquiriu em sua trajetória grande patrimônio em trajes típicos figurinos originários de regiões da Alemanha como da região da“Westfália”, também o traje “Belbuckertracht”originário da Pomerânia, traje típico da região de “Hunsrück”, “Tirol” , e o atual traje típico alemão “Pyritzer Weizackertracht” também originário da região da Pomerânia.

Anualmente o Grupo Folclórico Cultivo do Passado promove o Sauerkraut Spielfest tradicional (Baile do Chucrute), que acontece todos os anos no primeiro sábado do mês de junho nas dependências da Sociedade Recreativa Sempre Unidos de Lagoa dos Três Cantos – RS.

O evento hoje é considerado tradicionalmente no município um grande sucesso, com janta típica e show de danças folclóricas.

curta no facebook