Grünenthaltanzgruppe- Campinas das Missões/RS

Grünenthaltanzgruppe- Campinas das Missões/RS

A preservação da cultura e dos valores dos descendentes de imigrantes alemães definiu a necessidade de estabelecer oficialmente uma entidade representativa para atuar neste objetivo. A organização e os encaminhamentos legais foram realizados por uma Comissão Provisória, coordenada pelo Sr. Irineu Schwan e secretariada pelo Sr.Alfredo Epitásio Kramer. Assim, foi fundada no dia 03 de julho 1994, a Associação Teuto-Brasileira Santa Cecília de Campina das Missões, RS. Na Assembléia Geral, realizada no dia 06 de novembro de 1994, foram apresentados, discutidos e aprovados os Estatutos da entidade, registrados no Livro de Atas. Na relação transcrita no livro de atas da entidade constam os nomes de 158 pessoas que são considerados como Sócios Fundadores.

Sendo a dança um dos aspectos culturais mais representativos da etnia alemã, viu-se no grupo de danças uma maneira de resgate e manutenção da cultura alemã trazida pelos imigrantes. O nome Grünerthal Tanzgruppe é uma alusão ao relevo do município de Campina das Missões, considerado pelos colonizadores um Vale Verde em meio à mata virgem.

Desde então, o Grünerthal Tanzgruppe atua no município e na região, divulgando as tradições dos imigrantes, participando de atividades nas comunidades e contribuindo para o fortalecimento da cultura regional.

curta no facebook