G. Folclórico Blumengarten- Santo Cristo/RS

G. Folclórico Blumengarten- Santo Cristo/RS

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumengarten

“Quem não valoriza a sua cultura não tem nenhuma”.

Nos anos de 1984, 1985 e 1986, os professores de 5ª a 8ª série, reuniram-se por área para estudos, na então Escola Estadual Monteiro Lobato. Nesses estudos a área de ciências sociais percebeu que havia a necessidade de se trabalhar com urgência as questões relacionadas com a realidade dos alunos, incluindo-se neste contexto o resgate cultural e a própria Língua. Assim, foi realizada a I Festa de Identidade, em outubro de 1986, no ano seguinte, já com a unificação das escolas, em Escola Estadual de 1° e 2° Graus Leopoldo Ost, foi iniciado o clubinho de Língua Alemã e realizou-se a II Festa da Identidade, com a participação da comunidade local e regional.

Em 1988, deu-se um salto qualitativo com a implantação da Língua Alemã na base curricular a partir da 5ª série. Este trabalho vem dando destaque a Escola, não só a nível local, como também a nível regional e estadual. Teve também repercussão nacional através de concursos de leitura e provas de certificação em Língua Alemã. Fruto desse trabalho, foi a Bolsa de Estudos concedida à educandas pela Alemanha, que deu a Licenciatura em Letras Português- Alemão e Literatura e hoje são professoras em São Paulo, Paraná e Carazinho.

Em 1989, para complementar as aulas de Língua Alemã, iniciaram as atividades do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumengarten, que inicialmente era formado por alunos e alguns professores. A partir de 1993, o grupo foi dividido em três categorias, ampliando-se este número para cinco no ano de 1995.

Atualmente, o grupo conta com integrantes em cinco categorias, em trabalhos desenvolvidos com crianças de três anos de idade até pessoas adultas. Desde o ano de 1997, o Grupo está registrado como uma entidade sem fins lucrativos junto ao CNPJ e Cartório de Títulos e Documentos de Santo Cristo. O grupo vem atuando nesta sua caminhada como organizador da Festa Alemã e Oktoberfest de Santo Cristo, hoje um evento de referência regional muito forte, devido à diversidade na sua programação.

O GRUPO de DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS BLUMENGARTEN participa e atua em eventos locais, regionais, estaduais, interestaduais e por duas vezes na Argentina.

OJETIVOS

1º. O Grupo surgiu a partir de idéias que tinham e tem como objetivo central fortalecer o resgate da cultura trazida pelos imigrantes alemães que colonizaram a nossa região. Inclusive veste os trajes típicos utilizados pelos nossos imigrantes (colonizadores) vindos da região de Hunsrück e da Região do Reno (Alemanha);

2º. O Grupo proporciona aos seus integrantes, formas de diversão sadia, buscando esclarecer aos seus integrantes a importância que tem para a vida da pessoa, a participação em manifestações culturais, cultivadas num ambiente familiar e fora das ações violentas que hoje estão presentes na sociedade;

3º. Em todas as suas apresentações fora do Município de Santo Cristo, o Grupo, antes de carregar o seu nome, carrega o nome de Santo Cristo, marca registrada em eventos de grande importância no folclore alemão, seja regional, estadual e outros;

4º. A busca de integrar cada vez mais pessoas de todas as idades, o que já pode ser visto com os trabalhos que vem sendo desenvolvidos com Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos, atingindo uma faixa etária a partir dos três anos até a fase adulta.

O Grupo hoje é reconhecido pela sua dedicação, pela sua fidelidade em preservar a cultura e pelo vasto repertório de danças folclóricas. Também se destaca pela organização,  promoção e participação efetiva da Festa Alemã e Oktoberfest de Santo Cristo.

Coordenadora do GRUPO de DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS BLUMENGARTEN.

     Professora: JACINTA RUEDELL

curta no facebook